Espiritanos: diáconos nigerianos ordenados em Barcelos

O dia 27 de Dezembro fica na história de Simon e Paulinus, missionários espiritanos da Nigéria, que fizeram os seus estudos de Teologia em Portugal, como a data da sua ordenação diaconal, presidida por D. António Couto, bispo auxiliar de Braga e presidente da Comissão Episcopal de Missões.

A celebração aconteceu no Seminário da Silva, em Barcelos, no decurso da «reciclagem» de Natal da família espiritana que ali reuniu, em reflexão sobre a «Missão dos Espiritanos Hoje», cerca de meia centena de pessoas.

D. António Couto lançou, de manhã, alguns desafios à Missão e, à tarde, na homilia da Eucaristia, disse aos novos diáconos que eles eram os guardiães do Evangelho, não para o fechar em casa, mas para o anunciar e testemunhar.

Disse-lhes ainda que eram engenheiros, construtores de pontes que liguem as pessoas a Cristo.

Participaram alguns familiares e amigos nigerianos e os párocos de Ramalde e Pasteleira, da cidade do Porto, onde os agora diáconos realizaram o seu estágio de pastoral.

No fim da Eucaristia, o P. José Manuel Sabença, provincial dos espiritanos, agradeceu a presença de D. António Couto e deu, em primeira mão, a notícia muita aplaudida que o Simon e o Paulinus acabam de ser nomeados pelo Conselho Geral, em Roma, para trabalhar em Portugal.

Tony Neves

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top