Prior de Taizé apela ao encontro com os que «não conseguem acreditar»

Irmão Alois inaugurou celebração de final de ano, em Roterdão, diante de cerca de 30 mil jovens

O prior da comunidade ecuménica de Taizé, irmão Alois, inaugurou o 33.º encontro europeu de jovens, desta feita em Roterdão, desejando que “a fé em Cristo” não afaste os crentes “dos que não conseguem acreditar”.

“Cristo veio para nos tornarmos mais humanos, para nos tornarmos irmãos e irmãs de todos”, disse este responsável na oração proferida a 28 de Dezembro, na cidade holandesa, diante de cerca de 30 mil jovens.

A iniciativa decorre até 1 de Janeiro de 2011 e é a primeira vez que a Holanda acolhe um encontro deste género, novidade destaca pelo próprio irmão Alois, que saudou a “hospitalidade” com que os participantes foram acolhidos.

O prior da comunidade ecuménica, nascida em França há 70 anos, disse que “é um sinal para o futuro da Igreja” o facto de os jovens estarem reunidos “na bela diversidade de todos os que depositam a sua confiança em Cristo”.

“Gostaríamos também de ter o coração completamente aberto para os que se juntam ao encontro, sem que a sua referência esteja em Cristo, em particular as pessoas da comunidade muçulmana”, acrescentou.

O irmão Alois deixou, depois, uma confissão: “Nesta Primavera, em Taizé, uma jovem holandesa perguntou-me o que é que eu esperava do Encontro de Roterdão. A minha resposta, talvez demasiado espontânea, foi: «A alegria»”.

“Esta resposta nunca mais me deixou. Creio que é isso que devemos procurar durante estes dias”, disse.

Na primeira noite do encontro, houve uma saudação especial para os jovens da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Portugal, Espanha e Itália.

Com esta nova etapa da «peregrinação de confiança através da terra», a comunidade de Taizé quer continuar o caminho que o seu fundador, o irmão Roger, abriu para “ajudar os jovens na procura da reconciliação e da paz, não apenas entre cristãos, mas também entre os povos”.

Os jovens são acolhidos pelas comunidades e pelas famílias de toda a região, de Breda a Haia, de Gouda a Hoek van Holland.

De manhã, ficam nas 150 igrejas de acolhimento e à tarde encontram-se no parque de exposições da cidade (Ahoy), para as refeições, workshops e as orações comunitárias.

Lisboa foi a única cidade portuguesa a acolher um Encontro Europeu de Taizé, entre 28 de Dezembro de 2004 e 1 de Janeiro de 2005.

O programa detalhado do encontro está disponível na página oficial da Comunidade na Internet, que permite ainda acompanhar os momentos de oração através de uma Webcam: http://www.taize.fr/pt_article11853.html

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top