Beja: Igreja cria fundo de emergência

Cáritas local detecta cada vez mais famílias sem meios para enfrentarem as despesas quotidianas

A Diocese de Beja criou um fundo de emergência social, em conjunto com a Cáritas local, para apoiar famílias com dificuldades financeiras, cobrindo as despesas básicas em atraso, e encaminhar as pessoas que passam por privações para instituições sociais.

Só na primeira metade de Dezembro, foi prestada assistência a quinze famílias necessitadas.

Segundo Maria Teresa Chaves, presidente da Cáritas diocesana, “tem-se vindo a sentir um aumento do número de pedidos de ajuda na região”, uns devido a famílias que enfrentam situações de desemprego, outras derivadas de agregados com baixos rendimentos, insuficientes para fazerem face às despesas básicas.

“Nós não tínhamos verbas suficientes para dar apoio a estes casos, e o bispo de Beja, D. António Vitalino, criou este fundo para sensibilizar a diocese para a partilha de bens” explica, em declarações à agência ECCLESIA.

Pagamentos de gás, electricidade, rendas ou prestações de casa que estavam já em atraso têm sido as necessidades mais identificadas.

A atribuição de verbas é gerida por uma equipa da qual fazem parte os responsáveis da Cáritas diocesana, da Comissão Justiça e Paz de Beja e da Sociedade São Vicente Paulo.

Posteriormente, os casos identificados continuam a ser acompanhados, no sentido de minorar as causas que estão por trás das carências. As famílias em maiores dificuldades são encaminhadas para a Segurança Social e para outras instituições de apoio.

“O objectivo é que os agregados familiares, numa segunda fase, consigam voltar a assegurar, de uma forma autónoma, as suas despesas mensais” realça Maria Teresa Chaves.

Consciente de que “as situações de carência vão aumentar nos próximos anos”, a presidente da Cáritas de Beja deixa uma mensagem de esperança às populações mais desfavorecidas, para que “não se sintam abandonados e não deixem de recorrer à Cáritas ou a outras instituições de apoio social se assim precisarem, porque há sempre uma possibilidade de solucionar problemas”.

Os donativos para o fundo de emergência social da Diocese de Beja são feitos na Cáritas diocesana ou através da conta BPI Cáritas Beja – Fundo Emergência Social com o Número de Identificação Bancária (NIB) 001000001988939001445.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR