Voluntários da Comunidade Vida e Paz passam consoada nas ruas de Lisboa
Cerca de 30 voluntários da Comunidade Vida e Paz (CVP), em Lisboa, vão passar a Noite de Natal junto dos sem-abrigo da capital, sem hora marcada para voltar a casa.
Para Nuno Fraga, da CVP,esta é uma oportunidade especial para quem opta por deixar a consoada no seio da família.
“Esta é uma experiência totalmente diferente, extremamente enriquecedora para quem a faz. Não se coloca a questão de chegar ao fim da noite e pensar «não estive com a minha família» ou «não fiz isto e aquilo»”, assegura.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Nuno Fraga recorda a sua própria experiência e diz que chegou ao fim desta noite “completamente preenchido” e com um sentimento de “grande recompensa”.
Os voluntários partem pelas 20h30 e, como nas outras noites do ano, não sabem a que horas concluem a sua missão.
Em 2009, o final da “volta” chegou pelas 01h30 – o ano passado foram três equipas e este ano vão ser quatro.
Nuno Fraga refere que, entre os sem-abrigo, “há pessoas que durante o resto do ano são mais fechadas e que, nesta noite, mostram uma disponibilidade maior para falar”.
A habitual refeição conta, na noite de 24 para 25 de Dezembro, com um pormenor natalício: uma fatia de bolo-rei.
Estes procedimentos seguem o método utilizado pela CVP ao longo do ano, onde procura construir uma relação de proximidade e confiança com os sem-abrigo de Lisboa.
Todas as noites, com o apoio de 300 voluntários, a instituição tem vindo a distribuir roupa e comida pelas ruas da capital, especialmente nas zonas dos Anjos, Santa Apolónia, Baixa e Praça da Alegria.
A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que assume como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objectivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.