Bispo de Viseu pede mudança pessoal e social

Ninguém deve ficar indiferente face à crise, diz D. Ilídio Leandro na sua mensagem de Natal 2010

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, espera que “ninguém fique indiferente à situação actual”, apelando a uma mudança “pessoal e social” face à crise.

“Celebrando o Natal, não podemos esquecer as causas de uma crise com tão graves consequências nem os seus efeitos que fazem sofrer tantas e tantos, de todas as idades e de todas as condições sociais”, assinala, na sua mensagem de Natal 2010, hoje divulgada pela diocese.

D. Ilídio Leandro defende que o “atropelo” aos valores e aos princípios éticos fundamentais “cria injustiça, promove individualismo e exclusão social e fomenta corrupção, mentira e inversão de valores”.

A par da crise, este responsável admite que “hoje se afirmam valores muito nobres” e existem “bons sinais de esperança para o melhor serviço a todos”.

No entanto, sublinha que “a nossa sociedade está longe de ser justa e de praticar o bem comum. Este nunca pode esquecer cada pessoa concreta”.

“Pede-se, neste Natal em época de crise tão dura e tão difícil, uma maior corresponsabilidade de todos e a favor de todos”, aponta.

O prelado lembra em particular os que estão a viver “tempos difíceis”, a começar pelas pessoas “mais frágeis e pelas mais pobres”.

Sobre o Sínodo que se vive na Igreja de Viseu, o prelado assegura que a Igreja “quer lavar o rosto, quer rever-se em Jesus Cristo e na Sua Boa Nova e quer olhar, de frente e com o coração, o mundo e as pessoas do nosso tempo”.

A mensagem pode ser consultada na secção “Documentos” do portal da Agência ECCLESIA (ver notícia relacionada).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top