Prior da Taizé publica a sua carta anual

Texto de reflexão dedicado à alegria e ao sofrimento, lembrando dramas naturais no Haiti e Chile

Carta do Chile anima comunidade de Taizé

O prior da comunidade ecuménica de Taizé, irmão Alois, acaba de publicar o seu texto anual de reflexão, desta feita denominada “Carta do Chile”, frisando que mesmo entre “provações e sofrimentos”, todos gostariam “sempre de tentar reencontrar a alegria de viver”.

“A opção pela alegria é inseparável da opção pelo homem. Ela enche-nos de uma compaixão sem limites”, pode ler-se.

O texto é divulgado na sequência do segundo encontro internacional promovido pela comunidade na América Latina, que teve lugar em Santiago, Chile, entre 8 e 12 de Dezembro.

O irmão Alois confessa que os responsáveis da comunidade ecuménica e das Igrejas locais estavam “longe de imaginar que este ano de 2010 seria para os chilenos um período em que as provações seriam bem à medida das alegrias”.

“Enquanto os Chilenos celebravam, com outros países latino-americanos, o bicentenário da implantação da República, a violência da terra e do mar causou-lhes profundos sofrimentos”, recorda, em alusão ao violento terramoto do mês de Fevereiro.

Mais tarde, a 13 de Outubro, “as imagens dos trinta e três mineiros que regressaram à superfície da terra depois do acidente na mina voltaram a dar alegria a todo um povo”.

Em Dezembro, este encontro internacional “permitiu que vários milhares de jovens, não apenas do Chile mas de todo o continente, partilhassem alegrias, provações e desafios e contribuíssem assim para a construção de uma terra mais fraterna”.

O Irmão Alois anunciou que, se a situação político-social do país o permitir, está prevista uma visita ao Haiti, ainda este ano, para “expressar a solidariedade de jovens de todos os continentes e também a sua admiração: na adversidade, é a fé que mantém este povo de pé”.

A Comunidade de Taizé, sediada na pequena localidade francesa de que recebe o nome, reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos de quase trinta países diferentes.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top