80 milhões de europeus vivem em risco de pobreza

Disse a Coordenadora do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Apesar de estarmos no final de 2010, o combate à pobreza e à exclusão social “irá continuar” – garantiu Anne Degrand-Guillaud, Coordenadora do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES) na sessão de encerramento nacional.

No evento, realizado ontem (10 de Dezembro) na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Anne Degrand-Guillaud elogiou o trabalho de mobilização feito no nosso país e destacou o papel da imprensa que “ajudou a divulgar as iniciativas”.

Num universo de cerca de 500 milhões, “cerca de 80 milhões de europeus vivem em risco de pobreza” – disse a Coordenadora da AECPES. E acrescentou: “É essencial dar especial atenção à pobreza infantil e a grupos específicos porque ninguém deve ser deixado para trás”. Com o apoio da sociedade civil, a União Europeia vai “continuar a lutar contra a pobreza”.

Por sua vez, Laszló Andor, Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão referiu que “a crise europeia trouxe dificuldades acrescidas”, mas o Ano Europeu de Combate à Pobreza mostrou que a mensagem “Por uma Europa mais justa é um dever de todos”. A União Europeia pretende “diminuir o número de pobres em 20 milhões até ao ano 2020” – disse.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top