Viseu: Conselho Presbiteral congratula-se com melhoras de D. Ilídio Leandro

O Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu congratulou-se com as melhoras de D. Ilídio Leandro e reflectiu sobre as iniciativas a levar a cabo, nos tempos mais próximos, para dinamizar as próximas etapas da caminhada sinodal, há pouco iniciada.

No período antes da ordem do dia, D. Ilídio deu a conhecer aos conselheiros os trabalhos da recente reunião plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, nomeadamente sobre o próximo recenseamento da prática dominical e sobre o Fundo Social Solidário, que a mesma CEP criou.

Sobre o Sínodo Diocesano, o Conselho Presbiteral fez uma avaliação positiva da Assembleia Pré-sinodal de 10 de Outubro e debruçou-se sobre as iniciativas a realizar, para que os “tempos fortes” do próximo Ano Litúrgico possam ser aproveitados e valorizados, para a concretização dos objectivos do Sínodo Diocesano, aproveitando os recursos do secretariado executivo do mesmo Sínodo e da comunicação social, enquanto instrumento de amplificação e divulgação do debate e da reflexão.

Os conselheiros deixaram claro que faz falta “material simples e acessível, a nível de textos e outros material, para ser trabalhado nos grupos sinodais de cada comunidade paroquial, movimento ou instituição.

Esperam do próprio secretariado executivo do Sínodo “apoio e acompanhamento na formação e animação” desses mesmos grupos, ao longo da caminhada que agora se iniciou.

No referente à comunicação social, para além da utilização intensiva dos meiso disponíveis, os conselheiros sugeriram a criação de um sítio electrónico próprio, como “ponto de encontro” para todos os que pretendam sintonizar-se com a informação, formação e dinâmicas relativas ao Sínodo.

Aguarda-se “a elaboração de propostas claras de trabalho”, que correspondam ao calendário do Ano Litúrgico e que serão permanentemente programadas, executadas e avaliadas, esperando-se que estimulem e ajudem à caminhada sinodal, conducente a um novo rosto desta porção do povo de Deus.

Deseja-se que o Sínodo possa tornar-se para a diocese um verdadeiro “novo Pentecostes”, à semelhança do que aconteceu com o Concílio Vaticano II.

G.I.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top