Presidente em defesa do ensino privado

Cavaco Silva sustenta «multiplicação e diversificação na escolha e nas oportunidades»

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu este Domingo, em Lisboa, a importância das instituições privadas de ensino, muitas delas “uma referência de qualidade” para o país.

“Deve haver multiplicação e diversificação na escolha e nas oportunidades, sem o que é a própria liberdade de ensinar e de aprender que fica comprometida”, alertou este responsável, ao inaugurar o Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações.

Num momento em que se anunciam mudanças na relação do Governo com o ensino particular e corporativo, mormente ao nível do financiamento, Cavaco Silva disse ser “importante que as medidas adoptadas sejam previamente articuladas com os organismos representativos da sociedade civil, por forma a que os seus legítimos interesses não sejam afectados de forma abrupta e inesperada”.

Para que as instituições privadas “possam crescer e afirmar-se”, disse o Presidente da República, “é necessário um quadro normativo onde possam agir com confiança na concretização dos seus projectos e dos seus investimentos”.

“Por isso se espera e exige que a acção política, no seu relacionamento com a sociedade civil, assente na transparência e na abertura ao diálogo. Perante as dificuldades e incertezas que o País atravessa, essa actuação tem que pautar-se, mais do que nunca, por critérios de previsibilidade e estabilidade”, reforçou.

Para Cavaco Silva, Portugal não pode “prescindir, bem pelo contrário, da competição” que estas instituições “estabelecem entre si e com o sector público”.

“Diversidade, competitividade e capacidade de livre escolha implicam que se alargue e multiplique a oferta e se deixe que cada um se afirme na sua capacidade de ter êxito”, acrescentou.

O Presidente da República declarou que “todas as escolas, públicas e privadas, têm de participar e interagir no combate ao insucesso escolar, no aumento da confiança dos pais, das famílias e da sociedade na qualidade do ensino, na promoção efectiva da igualdade de oportunidades”.

“A melhor forma de preparar o futuro é, sem dúvida alguma, dar aos jovens um ensino de qualidade e transmitir-lhes os valores que hão-de servir-lhes de bússola nas suas escolhas pessoais, na relação com os outros e na sua intervenção enquanto cidadãos”, sublinhou, noutra passagem do seu discurso.

Após uma visita às instalações do Colégio, Aníbal Cavaco Silva participou numa sessão solene, durante a qual proferiu uma intervenção.

O Presidente da República inaugurou ainda, no mesmo dia, as novas instalações do Externato João XXIII, sitas no Parque das Nações, tendo percorrido as mesmas e contactado com os responsáveis pedagógicos, docentes, funcionários, alunos e seus pais.

No final da visita ao Externato, o Presidente da República recebeu como ofertas vários trabalhos de alunos, bem como uma prova de autor do Prémio de Melhor Aluno da escola no ano lectivo 2010-11, da autoria do escultor Charters de Almeida.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top