Seminários de «portas abertas»

De Norte a Sul do país, a aposta é de proximidade

É a 14 de Novembro, domingo, que encerra a semana dedicada aos Seminários. Este ano teve como tema «Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério».

O presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, considerava que esta semana é uma oportunidade para passar uma mensagem de «confiança», «como tempo e oportunidade para valorizarmos o trabalho e a missão dos Seminários na formação dos futuros sacerdotes».

«Queremos dizer uma palavra de muita alegria e renovada confiança a todos os seminaristas de Portugal e testemunhar sentida gratidão a quantos se entregam diariamente com exemplar dedicação e inexcedível generosidade à exigente causa da formação nos nossos Seminários”, indica o Bispo de Aveiro.

Ainda na mensagem deste ano, D. António Francisco citou a carta de Bento XVI aos seminaristas, enaltecendo vocação ao Sacerdócio, «exige liberdade para decidir; implica conversão interior; impõe deixar ocupações de rotina e certezas frágeis; encontra nova bússola a guiar os nossos passos e descobre alto farol a iluminar o caminho de quem quer seguir o Senhor.»

 

De Norte a Sul

Na diocese do Porto há dois anos que se reza pelas vocações. Nesta semana dos seminários a oração é reforçada pela cadeia de oração ROGAI, foi o nome que deram à oração que não se interrompe, dia e noite, atravessando todas as comunidades paroquiais e consagradas.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, acolhe e agradece a participação dos institutos religiosos no trabalho diocesano, dedicando «maior atenção e companhia aos Seminários diocesanos – Nossa Senhora da Conceição (Sé), Bom Pastor e Redemptoris Mater –, bem como à pastoral vocacional e ao Pré-seminário».

Já o seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, viveu uma semana de intensas actividades. A equipa formadora levou os seminaristas a terem contacto com várias realidades como eucaristias com crianças, oração com jovens e ainda a participação na catequese interactiva online em dia de São Martinho, abrindo as portas do seminário ao Mundo.

«Os seminaristas foram chamados a dar o seu testemunho perante a câmara e sabendo que estavam cerca de uma centena de pessoas ligadas à internet, a ver e a ouvi-los», esclarecia o reitor do Seminário, P. João Alves.

A semana conclui com o grupo de seminaristas a participar na eucaristia juntamente com a Pastoral Universitária, numa espaço de oração aberto à comunidade.

Na diocese da Guarda o número reduzido de seminaristas não assusta o seminário. Os jovens deslocam-se para estudar em terras vizinhas e «aos fim-de-semana regressam para estarem em contacto com a diocese», diz o reitor Joaquim Pinheiro.

Já o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, afirma que «os modelos culturais e as propostas de vida» que hoje dominam no mundo nem sempre ajudam os jovens «a despertar para a beleza e a importância decisiva deste serviço à Igreja e por ela à sociedade enquanto tal».

Nesta semana dedicada aos seminários foi lançada a campanha denominada «Laço de Oração», que consiste na venda de um terço alusivo à instituição, para que seja utilizado pelos fiéis da Diocese, nas suas orações. «Levar as pessoas a rezarem por nós, porque às vezes o Seminário passa um pouco esquecido nas nossas comunidades», afirmava um seminarista.

No Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais em Lisboa, as portas são abertas no domingo, 14 de Novembro. Todos os que queiram visitar, conhecer e também aprofundar esta vivência comunitária de Seminário (comunidades paroquiais, grupos catequese, grupos de jovens…) têm esta oportunidade a partir das 15h. No site do seminário é ainda lançado o convite para a oração conjunta pelos seminários.

Em pleno Alentejo, na Arquidiocese de Évora, o seminário abriu as portas para uma vigília de oração, ocasião privilegiada para rezar, em comunhão com os seminaristas e os seus formadores, pelas vocações sacerdotais na Igreja.

Numa outra forma de divulgar o seminário o reitor, Pe. Vicente Nieto, e dois seminaristas são os convidados do programa «Ser Igreja», difundido por todas as rádios de inspiração cristã da Arquidiocese de Évora.  

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top