Papa alerta para secularismo «agressivo»

Bento XVI pede à Espanha que aprenda com os erros dos anos 30 do século passado

Bento XVI alertou este Sábado para o confronto entre fé e laicidade, na Europa, pedindo que a Espanha aprenda com os erros do século passado e evite um secularismo “agressivo”.

“A fé deve continuar a renovar-se para chegar a um encontro com a laicidade”, disse aos jornalistas que o acompanharam no avião, desde Roma, rumo a Santiago de Compostela.

Na sua segunda viagem à Espanha, com passagem também por Barcelona, o Papa afirmou que o país volta a ver um “confronto, uma disputa entre fé e modernidade, muito forte”.

Bento XVI lembrou os anos 30 do século passado, antes da Guerra Civil espanhola, e disse que hoje, como então, se assiste ao desenvolvimento de “uma laicidade, um anticlericalismo e de um secularismo forte e agressivo”.

Compostela, chamada pelos seus responsáveis como “capital espiritual da Europa”, é meta da primeira viagem papal após a criação de um novo Conselho Pontifício, no Vaticano, para a promoção da Nova Evangelização, especialmente destinado aos países ocidentais.

O Papa destacou a história católica do nosso país vizinho e admitiu que foi a pensar em Espanha e no resto da Europa que anunciou a criação de um novo Conselho Pontifício, face ao “secularismo e laicidade” que crescem no Ocidente.

Bento XVI falou também sobre o facto de viajar mais a território espanhol do que à sua própria terra natal, a Alemanha, o que considera um “sinal de amor” para com Espanha.

O Papa convidou a redescobrir o “valor da família, como célula fundamental da sociedade, que é o grande tema de hoje”, bem como a revalorizar a relação entre fé e arte, como fez Gaudí na igreja da Sagrada Família, em Barcelona, à qual chamou “catedral” pelas suas dimensões e pela continuidade arquitectónica com as grandes catedrais europeias do segundo milénio.

Antes, recordara que o Caminho de Santiago contribuiu para “formar a unidade espiritual do continente europeu e é um fenómeno que hoje renasce”.

Bento XVI estivera em Espanha no ano de 2006, para o Encontro Mundial das Famílias, em Valência, e volta em 2011, a Madrid, para a Jornada Mundial da Juventude.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top