Igreja procura articular iniciativas vocacionais

VII Fórum Nacional reuniu cerca de 200 pessoas, em Fátima

Cerca de 200 pessoas jutaram-se no VII Fórum Nacional das Vocações, realizado em Fátima, nos dias 29 e 30 de Outubro, apontando a necessidade de maior articulação e de reforçar a comunicação e a partilha de actividades nesta área.

Bispos, padres, consagrados e leigos reuniram-se à volta do tema “A Pastoral das Vocações na Igreja Diocesana”.

O Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos, lançou o mote ao referir a Pastoral Vocacional como compromisso de todos os sectores da Igreja e como co-responsabilidade de toda a comunidade cristã, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O conferencista principal do evento foi o padre salesiano Mario Oscar Llanos, professor da Universidade Pontifícia Salesiana em Roma, que começou por enquadrar a pastoral vocacional numa perspectiva de conjunto, como actuação sintonizada de todos os agentes pastorais suportada numa visão comum.

Segundo este especialista ninguém é excluído na obra das vocações, ainda que alguns sectores sejam espaços privilegiados dessa acção: família, escola, catequese, juventude.

Um painel constituído pela Irmã Núria Frau da Fraternidade Missionária Verbum Dei, Irmã Maria do Carmo Quintela das Missionárias da Caridade, o jesuíta Vasco Pinto de Magalhães, o padre Jorge Guarda da Diocese de Leiria–Fátima e o padre António Bacelar da Diocese do Porto apontou caminhos já andados e passos possíveis para que “uma diocese toda ela vocacional” se vá progressivamente concretizando.

Da reflexão de grupos das várias dioceses, surgiram ainda algumas propostas para concretizar os desafios deste encontro, sublinha o comunicado publicado no final dos trabalhos.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR