Diocese da Guarda promove fim-de-semana monástico

A diocese da Guarda promove um fim-de-semana monástico, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, nos dias 6 e 7 de Novembro. Estarão presentes três monges do mosteiro de Sobrado – Galiza, dois portugueses e um espanhol a orientar estes dois dias.

A vida contemplativa, tal como afirma o decreto sobre a Actividade Missionária da Igreja, do concílio Vaticano II, faz “parte da plenitude da presença da Igreja e é preciso implantá-la nas novas Igrejas”. A implantação da vida monástica nas dioceses é “um elemento essencial para a realização da missão da Igreja e, de um modo particular, para a evangelização a que todos estamos chamados”.

O nosso país tem uma carência muito acentuada de presença da vida monástica masculina e todos os esforços devem ser feitos para que “a venerável instituição da vida monacal que ao longo dos séculos, tão extraordinários méritos alcançou para a Igreja e para a sociedade humana” (PC 9), seja conhecida, amada e desenvolvida nas nossas dioceses.

A tradição monástica de Portugal, para além dos beneditinos, dos cartuxos e outros, foi a presença dos cistercienses do norte ao sul do país, com uma presença muito significativa, para além da vida religiosa, no campo da cultura e da agricultura.

Neste momento há, pelo menos, três portugueses em mosteiros cistercienses da Galiza, na Espanha: um noviço, um professo temporal e um professo solene. “São a esperança de que a planta, outrora tão fecunda da vida cisterciense, volte a ser um caminho para procurar a Deus num mundo tão carenciado de sinais da Sua presença” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top