Narcotráfico na Colômbia preocupa Bento XVI

Papa apela ainda ao respeito pelos povos indígenas

Bento XVI manifestou esta Segunda-feira a sua preocupação com “o narcotráfico e a corrupção na Colômbia”, assegurando o empenho da Igreja Católica em “tutelar e fomentar a dignidade” de todas as pessoas.

O Papa recebeu no Vaticano o novo embaixador colombiano, César Velásquez Ossa, para a apresentação das respectivas cartas credenciais.

Como prioridades para o país sul-americano, Bento XVI apontou “a educação das novas gerações, o cuidado dos doentes e idosos, o respeito pelos povos indígenas e as suas legítimas tradições, a erradicação da pobreza” e “a atenção aos presos, deslocados, emigrantes e trabalhadores, assim como a assistência às famílias em necessidade”.

Recordando as “cordiais relações” e a “mútua cooperação” oficialmente existente há 165 anos entre a Santa Sé e a República da Colômbia, o Papa manifestou uma vez mais o empenho da Igreja em “tutelar e fomentar a dignidade da pessoa humana”.

Para isso, afirmou, é fundamental “que o ordenamento jurídico respeite a lei natural em áreas tão essenciais como a salvaguarda da vida humana, desde a concepção até ao fim natural; o direito a nascer e a viver numa família fundada no matrimónio entre um homem e uma mulher, ou o direito dos pais a que os filhos recebam uma educação em conformidade com os seus próprios critérios morais ou crenças”.

Tratam-se, indicou Bento XVI, de “pilares insubstituíveis na edificação de uma sociedade verdadeiramente digna do homem e dos valores que lhe são consubstanciais”.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top