Bispos eméritos de Braga e Leiria-Fátima distinguidos pelo movimento sindical polaco «Solidariedade»

D. Eurico Dias Nogueira e D. Serafim e Silva agraciados por apoiarem a organização nos «dias difíceis do estado de sítio vividos na Polónia»

Os bispos eméritos de Braga e Leiria-Fátima, D. Eurico Dias Nogueira e D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, vão ser distinguidos esta Segunda-feira pelo organismo sindical polaco “Solidariedade”.

As “medalhas de gratidão”, concedidas por ocasião dos 30 anos daquele movimento, são atribuídas a estrangeiros que apoiaram a instituição nos “dias difíceis do estado de sítio vividos na Polónia”, dando o seu contributo “por via humanitária, política ou através da imprensa” para assumir e divulgar as “motivações e reivindicações do sindicato”, explica um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA.

“O evento constituirá um acto simbólico de reconhecimento do apoio prestado pelo governo português e pela sociedade portuguesa à causa polaca”, refere o texto.

As condecorações, conferidas pelo Centro Europeu do Solidariedade, vão ser entregues numa sessão que decorrerá às 19h00, na residência da Embaixadora, em Lisboa, na presença de dois representantes daquele movimento: o actual vice-presidente da Academia Polaca de Ciências, Karol Modzelewski, e o padre Maciej Zieba.

Entre as 16 personalidades distinguidas encontram-se os ex-presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, além do antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top