Sínodo para o Médio Oriente: calendário de trabalhos

As sessões de trabalho do primeiro Sínodo para o Médio Oriente iniciam-se a 11 de Outubro, com a intervenção dos vários responsáveis pelas comunidades representadas nesta reunião.

As chamadas “congregações gerais” são guiadas por um dos presidentes delegados pelo Papa: o Patriarca libanês Nasrallah Sfeir, o Patriarca iraquiano Emmanuel Delly, o Patriarca de Antioquia dos sírios Youssif Younan (Líbano) e o Cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

À luz destas apresentações, o relator do Sínodo, o Patriarca egípcio Antonios Naguib, formula uma série de pontos a discutir na segunda fase, durante a qual todos os padres sinodais se dividem em pequenos grupos.

Na terceira fase, o trabalho prossegue nos chamados círculos menores com a formulação de sugestões e observações, de forma a serem colocadas a voto propostas concretas.

Nestes círculos menores, os padres sinodais podem votar uma proposta com um “placet” (sim) ou um “non placet” (não).

As propostas dos círculos menores são, depois, recolhidas pelo relator geral e pelo secretário especial, o Arcebispo cipriota Joseph Soueif, sendo reunidas num elenco unificado de propostas que é apresentado pelo relator geral na sessão plenária.

Por outro lado, é eleita uma comissão responsável pela elaboração de uma mensagem final, que será presidida, por escolha do Papa, pelo Arcebispo norte-americano Cyrille Bustros.

A primeira sessão dos chamados círculos menores tem lugar a 13 de Outubro e o primeiro esboço da mensagem é discutido a 16 de Outubro, no final da primeira semana de trabalhos.

Após um dia de descanso, os trabalhos retomam a 18 de Outubro, com o relatório “posterior à discussão”, concluídas as “congregações gerais”.

A segunda semana centra-se na elaboração do elenco de propostas, cuja lista é apresentada a 21 de Outubro, Quinta-feira. No dia seguinte é apresentada e votada a mensagem final.

A votação das propostas do Sínodo acontece a 23 de Outubro.

Tanto a Missa de abertura como a de encerramento serão presididas por Bento XVI na Basílica de São Pedro, respectivamente a 10 e 24 deste mês.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top