Bento XVI diz que é um «peregrino» que caminha com «esperança e simplicidade»

Mensagem ao II Congresso Mundial de Pastoral das Peregrinações e Santuários

Bento XVI apresentou-se hoje como um “peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade”.

O Papa manifestava-se numa mensagem enviada aos participantes no II Congresso Mundial de Pastoral das Peregrinações e Santuários, que decorre de 27 a 30 de Setembro em Santiago de Compostela (Espanha).

“Desde o início do meu pontificado que entendi viver o ministério de Sucessor de Pedro com os sentimentos do peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade, levando nos lábios e no coração a mensagem salvadora de Cristo Ressuscitado e confirmando na fé os seus irmãos”, referiu.

Bento XVI revelou ainda que “é como sinal explícito desta missão que figura no meu escudo, entre outros elementos, a concha de peregrino”.

Na sua mensagem, o Papa quis “sublinhar a riqueza que provém da peregrinação aos santuários”.

“Antes de mais pela sua extraordinária capacidade de atracção, que congrega um crescente número de peregrinos e turistas religiosos, alguns dos quais se encontram em situações humanas e espirituais complexas, um tanto distantes da vivência da fé e com uma débil pertença eclesial”, precisou.

Para o Papa, é necessário “fazer com que os peregrinos não percam de vista que os santuários são lugares sagrados, comportando-se portanto neles com devoção, respeito e decoro”.

Bento XVI pediu também que os santuários estejam atentos aos mais desfavorecidos “mediante obras concretas de solidariedade e misericórdia e uma constante disponibilidade para escutar”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top