Novo Dicionário das Ordens Religiosas

Obra apresentada em Fátima por D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, apresentou esta Quinta-feira em Fátima o inédito “Dicionário Histórico das Ordens, Institutos Religiosos e outras formas de Vida Consagrada Católica em Portugal”, obra coordenada por José Eduardo Franco e editada pela Gradiva.

“Nunca tivemos nada disto em Portugal”, admitiu o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais., que falou numa “realidade cristã, vocacional e social da maior premência”.

A obra é constituída por 231 entradas, englobando Ordens, Congregações, Instituto Seculares e outras instituições de algum modo herdeiras da chamada Vida Consagrada católica.

Para D. Manuel Clemente, a obra tem uma “extrema utilidade historiográfica, cultural, eclesial-vocacional, que revela a presença estruturante da vida religiosa em Portugal”.

A “densidade humana” da sociedade não “permite simplificações” em termos de “organigrama social”, sem exclusões de “ordenações particulares da vida”.

O Pe. Manuel Barbosa, presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), congratulou-se com esta “iniciativa louvável”.

“Primeiro, porque é realizada de um ponto de vista histórico-científico, o que vale por si mesmo como arrojo. Segundo, porque procura ser exaustiva na sistematização coerente que engloba quer as ordens e congregações actuais quer as que finaram nos séculos decorridos. Terceiro, porque aborda a pluralidade da sua existência, nas traças de comuns substratos assumidos na sua diversidade. Quarto, por se tratar de um trabalho pioneiro nos seus objectivos globais, pelo seu carácter interdisciplinar e interinstitucional”, assinalou.

A obra, com quase 800 páginas, é acompanhada por um CD que inclui uma “Cronologia da História da Vida Consagrada”.

O novo Dicionário foi apresentado nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais que decorrem em Fátima, de 23 a 24 de Setembro, iniciativa promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.

Além do Dicionário, a CIRP apresentou o programa do Congresso Internacional “Ordens e Congregações Religiosas em Portugal. Memória, Presença e Diásporas”, que vai decorrer na Fundação Gulbenkian, Lisboa, de 2 a 5 de Novembro deste ano.

A estas duas iniciativas soma-se estudo “Ordens e Congregações Religiosas no contexto da I República”, editado pela Gradiva, formas escolhidas pelos religiosos e religiosas de Portugal para assinalar as comemorações do centenário da Primeira República.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top