Bispo de Oriyur esteve em Portugal apelando a ajuda
O reitor do santuário de Oriyur e o Bispo da respectiva diocese indianas estiveram em Portugal para dar a conhecer o novo projecto pensado para o local de martírio de São João de Brito e apelar à ajuda portuguesa.
Oriyur é uma pequena cidade da Índia, conhecida pela sua ligação ao santo missionário português. O santuário lá existente em sua honra necessitava de renovação e reestruturação.
O reitor, P. Anthony Cyril, contava à ECCLESIA, que «Oriyur é uma pequena cidade, com cerca de 2000 habitantes mas dá educação e apoio a cerca de 3000 crianças».
Assim nasceu o sonho do santuário se transformar num complexo de educação, social e religioso. «No início o santuário servia para dar educação a crianças pobres. Agora é a oportunidade de desenvolver este novo projecto em três fases: restaurar a igreja e espaço envolvente; criar uma escola e um complexo social,» explicava o reitor do santuário.
D. Soosai Manickam, bispo de Sivagângai, diocese onde se situa o santuário, considera muito importante um projecto como este. «São João de Brito é o patrono da diocese, uma terra que ele próprio evangelizou e que deu frutos, deixando uma fé profunda nos que são cristãos e enchem as igrejas. Um complexo como este, com melhores condições torna-se muito importante.»
Sendo um projecto pensado a longo prazo e com um orçamento de 3,8 milhões de Euros, os dois responsáveis deslocaram-se a Portugal com o objectivo de dar a conhecer o projecto e conseguir cativar algumas ajudas.
Outra ideia do projecto é dar a conhecer esta zona da Índia para que, ao se tornar um destino turístico, também possa haver desenvolvimento deste complexo pensado para a área social, para a educação e centrado na fé.
Os dois responsáveis pelo projecto estiveram ainda no seminário dos Olivais, em Lisboa, numa pequena reunião com os seminaristas a fim de dar a conhecer o projecto. «É importante que os futuros padres saibam que existe uma realidade à volta deste santo que apenas conhecem da doutrina,» afirmava P. João Caniço, jesuíta que os acompanhou nesta visita.
São João de Brito nasceu em Lisboa no dia 1 de Março de 1647, de família nobre. Depois de uma piedosa adolescência, entrou na Companhia de Jesus e, ordenado sacerdote, embarcou para as missões da Índia, onde trabalhou no meio de grandes sofrimentos e perseguições, mas também com grande fruto apostólico.
Foi de lá enviado à Europa como Procurador das Missões e de novo partiu para a Índia; no dia 4 de Fevereiro de 1693 foi martirizado. Foi canonizado por Pio XII, a 22 de Junho de 1947. A memória litúrgica celebra-se a 4 Fevereiro.