Destinado a apoiar desempregados com mais de 40 anos a criarem novas empresas
A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) decidiu criar um fundo “de capital de risco – «Fundo Bem Comum» – destinado a apoiar desempregados com mais de 40 anos a criarem novas empresas”- transmitiu à ECCLESIA Jorge Líbano Monteiro, secretário-geral da ACEGE.
O «Fundo do Bem Comum» terá o seu início em Outubro com um valor inicial de 2,5 milhões de euros, mas pode chegar aos cinco milhões. “Infelizmente, existem muitos quadros médios e superiores que fizeram a sua carreira profissional com competência, mas por uma causa alheia à sua vontade acabaram por se ver no desemprego” – disse Jorge Líbano Monteiro.
Os projectos devem “ser inovadores, com capacidade de serem sustentados no futuro e que criem emprego para os próprios e para outras pessoas” – sublinhou este elemento da ACEGE.
O «Fundo do Bem Comum» (FBC) funciona como uma sociedade de capital de risco, com a participação de grandes empresas e entidades financeiras. Com esta acção de apoio ao empreendedorismo, a ACEGE considera “essencial combater a pobreza” e “através da criação de empresas sustentáveis, estamos a combater a pobreza” – finaliza.