Bispo Fernando Soares, da Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana em Portugal, afirma que secularismo aproxima católicos e anglicanos
O bispo Fernando Soares, da Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana em Portugal, afirma que a visita de Bento XVI ao Reino Unido é “mais um passo na relação entre duas comunidades católicas romanas”.
A viagem apostólica de Bento XVI ao Reino Unido, sendo uma visita “pastoral”, é também “uma aproximação na convivência e no contexto ecuménico entre as duas Igrejas”, destaca D. Fernando Soares.
“Falta ainda muito tempo para chegar a uma Igreja única. Isso só Deus é que sabe”, afirma, acrescentando existirem factores de “diversa natureza que não se compadecem com alguns dias de viagem”.
Segundo o bispo anglicano, o processo de secularismo que o mundo atravessa “junta as Igrejas”.
“Os problemas que vivemos são de todos, não de uma Igreja particular. Isso aproxima-nos e leva-nos a caminhos comuns para responder aos desafios que a sociedade nos coloca”.
D. Fernando Soares terminou hoje, em Oxford, um encontro anual de bispos anglicanos de Portugal, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Escócia e País de Gales, mas a visita de Bento XVI não foi um assunto abordado.
Na sua passagem por Oxford e Londres, o bispo português não encontrou sinais que indicavam a visita de Bento XVI ao Reino Unido.
O responsável pela Igreja Lusitana em Portugal realçou que as referências que encontrou à visita do Papa ao Reino Unido não se encontram nas ruas mas nos jornais, uma vez que a comunicação social faz referência às declarações do Cardeal Walter Kasper, presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que referiu que a Grã-Bretanha se parecia com uma nação de terceiro mundo.
Bento XVI visita o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro, passando pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.