Vaticano esclarece declarações do cardeal Walter Kasper

«A Grã-Bretanha parece-se com uma nação de terceiro mundo», afirmou o presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos

“A Grã-Bretanha parece-se com uma nação de terceiro mundo”, afirmou o presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, em entrevista à revista alemã Focus.

De acordo com um comunicado assinado pelo director da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o pronunciamento do prelado não “tem nenhuma intenção negativa ou de menosprezo pelo Reino Unido”, adianta a Rádio Vaticano.

A nota esclarece que o Cardeal Kasper se referia ao facto de “desde a chegada ao aeroporto de Londres – como acontece em tantas grandes metrópoles do mundo de hoje, mas, sobretudo em Londres pelo papel único desempenhando no tempo de capital do Reino Unido – percebe-se que se está num país onde se encontram várias realidades humanas das mais diversas proveniências e condições. Uma realidade cosmopolita, com suas diversidades e seus problemas”.

Na entrevista, o Cardeal Walter Kasper mencionou também o novo ateísmo agressivo do Reino Unido, nação que classificou de secular e pluralista.

“Os comentários do Cardeal Kasper não representam a visão do Vaticano, nem a dos bispos do país. Claramente, são opiniões pessoais. A visita do Papa marca uma evolução histórica do bom relacionamento entre o Reino Unido e a Santa Sé”, concluiu o padre Federico Lombardi.

Bento XVI visita o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro, passando pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR