70 anos da diocese de Díli

Através da bula «Solmennibus Conventionibus», o Papa Pio XII erigiu em diocese as antigas missões de Timor Português

A diocese de Díli (Timor-Leste) celebrou o seu septuagésimo aniversário, dia 4 de Setembro. Através da bula «Solmennibus Conventionibus», o Papa Pio XII erigiu em diocese as antigas missões de Timor Português até então dependentes da Diocese de Macau.

Actualmente Timor-Leste tem três dioceses. Para além de Díli, este país lusófono conta também com a diocese de Baucau – erigida a 30 de Novembro de 1996, em pleno período de ocupação indonésia, – e a diocese de Maliana a mais recente diocese de Timor-Leste, erigida em 30 de Janeiro de 2010.

Nos anos 30 do século XX, o então Bispo de Macau, D. José da Costa Nunes e o seu vigário geral particular para as Missões de Timor, o Pe. Abílio José Fernandes, tinham estabelecido estruturas que mais tarde facilitariam a criação de uma nova de Diocese: consolidação das missões já existentes: Dili, Manatuto, Soibada, Alas, Oe-Cusse; abertura de novas Missões: Suro, aliás, Ainaro, Hatolia, Baucau e Ossu; abertura do Pré-Seminário em Soibada; consolidação da Escola de Preparação de Professores e catequistas; fundação de igrejas (Igreja matriz de Díli), a igreja de Ainaro; novas capelas (Atsabe, Balibó, Fatumaca,e Faubessi, Watolari, etc.); colocação de catequistas nas estações missionárias, consolidação e fundação de escolas do ensino primário (para o sexo masculino e feminino).

A “capacidade diplomática do Bispo Dom José da costa Nunes em contactar e convencer as Autoridades Portuguesas de Lisboa, Macau e Timor Português, foram determinantes para a efectivação da erecção da Diocese de Díli” – sublinha D. Carlos Ximenes Belo num artigo sobre esta efeméride.

Assim em Maio de 1940, a Santa Sé e a República Portuguesa assinaram a Concordata e o Acordo Missionário, instrumentos que criaram condições para o bom relacionamento entre o Estado Português e a Igreja e o benéfico desenvolvimento das Missões católicas no Ultramar Português. Alguns meses depois é criada a diocese de Díli.

Artigo de D. Carlos Ximenes Belo sobre esta efeméride

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top