México: Sacerdotes ameaçados por narcotraficantes

Centenas de sacerdotes católicos e de pastores protestantes têm sido vítimas de extorsões e de ameaças de morte por parte dos narcotraficantes que operam nas fronteiras entre México e Estados Unidos da América.

O porta-voz da Conferência Episcopal do México, Pe. Manuel Corral, contabilizou que mais de mil pessoas já foram vítimas de ameaças de morte e extorsão.

“Em caso de recusa, chegam ameaças contra a família, a segurança dos paroquianos, as instalações. Alguns sacerdotes foram obrigados a mudar de paróquia devido a ameaças reiteradas”, adianta.

O presidente da Confraternidade das Igrejas Cristãs Evangélicas do México, pastor Arturo Farela, denunciou que “alguns religiosos mexicanos, e também estrangeiros, foram ameaçados pelo crime organizado, que nos considera uma empresa comercial”.

“Nós incomodamos, porque, por reiteradas vezes lançámos campanhas de sensibilização para reabilitar os toxicodependentes e os alcoólicos, e procuramos ajudar as pessoas em dificuldade”, declara.

28 mil pessoas morreram, desde 2006 até agora, nos confrontos entre a polícia e narcotraficantes.

Nas últimas semanas, os responsáveis religiosos do país, católicos e protestantes, multiplicaram os encontros com as autoridades, porque, segundo eles, a situação é insustentável.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top