Festas de S. Bartolomeu do Mar

Começam hoje em Esposende as festas de S. Bartolomeu do Mar, cujo momento alto é a próxima terça-feira, dia 24, data do tradicional Banho Santo nas águas do Atlântico.

É invocado na localidade de Mar como o grande protector das crianças indefesas que sofrem de problemas de gaguez, que apresentam problemas de fala e que sofrem da gota e epilepsia.

Aliás, durante muito tempo era comum associar-se esta doença à possessão do corpo da pessoa pelo demónio. Por isso, as avós são as primeiras a pedir a protecção do Santo para os netos no sentido de prevenir este tipo de doenças. E, quando a criança a apanha ou passa a sofrer de alguma destas, há que tentar tudo para a eliminar.

Assim, quem recorre à protecção de S. Bartolomeu tem de cumprir a promessa obedecendo a dois rituais: por um lado, manda a tradição que se ofereça um frango preto ao Santo, tendo a criança de o transportar ao colo, enquanto dá três voltas ao templo, a rezar.

No final, oferece o frango ao S. Bartolomeu, através da Comissão de Festas que os acolhe num galinheiro colocado na parte sul no exterior da igreja, os quais são leiloados no final da procissão do dia 24.

Após a oferta do frango, a criança de idade escolar vai cumprir a segunda parte da promessa, tomando o Banho Santo nas águas do Oceano, onde a aguardam banheiros vestidos a rigor para executarem o serviço.

O programa das festas ronda este ano os 50 mil euros, segundo o responsável da Comissão de Festas, António Martins Barbosa, que destaca a «extraordinária colaboração » dos artistas e armadores, que apresentaram preços inferiores aos anos anteriores. «Vamos ter uma festa muito digna e com uma qualidade nada inferior aos demais anos, apesar do orçamento ser bastante mais baixo», referiu o responsável.

«Diário do Minho»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top