Reitor do Santuário diz que a celebração visa «dar a conhecer a mensagem de Fátima e as suas implicações»
O Santuário de Fátima prepara-se para a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, que ocorreram em 1917. Os próximos sete anos, com início no ano litúrgico de 2011, que começa no primeiro Domingo do Advento, a 28 de Novembro, serão dedicados às aparições.
Em conferência de imprensa realizada no Santuário de Fátima, o Reitor da instituição, padre Virgílio Antunes, destacou os principais objectivos da celebração.
“Dar a conhecer a mensagem de Fátima e as suas implicações com a vida dos cristãos deste tempo, assim como a sua dimensão profética, relevante para a Igreja e para o mundo; e ajudar a dinamizar espiritualmente todos os devotos, peregrinos e a própria Igreja em Portugal, que tem em Fátima um forte ponto de apoio para a sua acção pastoral” são dois dos propósitos da iniciativa que pretende também “contribuir para uma leitura da realidade do nosso tempo a partir da fé cristã e da afirmação de Deus como Senhor da História”.
O Reitor sublinha ainda as intenções de a celebração “acentuar as possibilidades de evangelização do nosso mundo a partir da mensagem de Fátima: a adoração à Santíssima Trindade, a centralidade da eucarística, a dimensão mariana da fé católica, a oração pela conversão dos pecadores, pelo Papa e pela paz no mundo, a penitência como caminho de conversão, a reparação dos corações de Jesus e Maria; desenvolver a dimensão mariana da expressão cristã da fé” e “relevar as personalidades dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, enquanto potenciadores de dinamismos catequéticos infantis”.
“Uma Comissão Teológica elaborou ao longo deste ano o itinerário temático a seguir durante os próximos sete anos, entre 2011 e 2017. A partir das «Memórias da Irmã Lúcia», elencaram-se os temas, seguindo o percurso das aparições do Anjo e de Nossa Senhora. Partiu-se sempre de um acontecimento de Fátima, tomou-se uma frase inspiradora e depois definiram-se um núcleo teológico, um elemento catequético e uma atitude crente a desenvolver”, explicou.
Para cada um dos meses de Maio a Outubro de cada ano foram definidas “unidades temáticas e conteúdos a abordar na liturgia, na catequese, nos momentos espirituais e devocionais”.
O primeiro ano partirá das aparições do Anjo e da frase inspiradora «Meu Deus, eu creio…». “Teremos como tema «Santíssima Trindade… adoro-vos profundamente». Tudo girará à volta de Deus, Santíssima Trindade, da fé em Deus e da adoração como atitude crente fundamental”, revela o Padre Virgílio Antunes.
Nos anos seguintes, os temas desenvolver-se-ão em torno das seis aparições de Nossa Senhora: “Quereis oferecer-vos a Deus?”, “Não tenhais medo!”, “Envolvidos no amor de Deus”, “Santificados em Cristo”, “Eu vim para que tenham vida”, “O Senhor fez maravilhas”.
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário