Colômbia: Vaticano quer contribuir para a paz

O cardeal Rúben Salazar, presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, revelou no dia 5 que o Vaticano pretende mediar os conflitos que afectam aquele país, nomeadamente os confrontos armados entre os guerrilheiros das Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo.

 Segundo a Agência ANSA, D. Rúben Salazar declarou que «há uma grande disponibilidade, por parte da Secretaria de Estado em Roma, para favorecer tudo o que leve à paz, o que é muito importante».

O cardeal acrescenta ainda que «todos os elementos da cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, estão muito interessados em acompanhar de muito perto a situação do país, para ver como nós, como Igreja aqui da Colômbia, e a Santa Sé, podemos ajudar».

Esta posição do Vaticano chega numa altura em que Alfonso Cano, líder das FARC, mostrou disponibilidade para negociar um tratado de paz com o próximo governo colombiano.

No sábado, dia 7, o antigo ministro da defesa Juan Manuel Santos vai substituir no poder o actual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.    

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top