Vaticano promete publicação de estudo sobre efeitos do aborto nas mulheres

Novo presidente da Academia Pontifícia para a Vida critica pílula abortiva e condena «hábito» que torna as pessoas insensíveis ao aborto

O Vaticano está a preparar um estudo sobre as consequências do aborto nas mulheres que o praticam, revelou o novo presidente da Academia Pontifícia para a Vida (APV).

Mons. Ignacio Carrasco de Paula refere ao jornal “L’Osservatore Romano” que uma das prioridades da Academia passa pela “chamada síndrome pós-aborto”.

Segundo este responsável, nomeado há um mês, lembra que esta síndrome “afecta muitas mulheres e é falada há muito tempo, mas não publicamente, e acima de tudo, não se procura chegar a indicações”.

Neste contexto, o sacerdote espanhol lembra o uso da pílula abortiva e aponta para outro problema que surge nos casos de aborto, que é a criação de um “hábito”, uma “eliminação da sensibilidade moral”.

O presidente da APV diz que, no limite, as mulheres acabam por recorrer ao aborto “quase como se fossem tomar um café”, dando como exemplo a situação que uma equipa médica da Clínica Gemelli (Itália) encontrou na Arménia.

“Facilitar o uso desta pílula pode significar banalizar o aborto e, portanto, transformar a gravidez indesejada quase numa incómoda constipação, que se elimina com um comprimido”, alerta.

Para Mons. Ignacio Carrasco de Paula, o aborto, “para além de matar um inocente”, tem uma forte incidência sobre “a consciência da mulher que a ele recorre”.

O presidente da APV não se compromete com um prazo para a publicação do estudo sobre estas matérias, apontando para o final de 2011, na melhor das perspectivas.

Este responsável adianta ainda que se encontra em discussão o recurso a bancos de cordões umbilicais, em especial no que diz respeito a responsabilidade pela sua conservação.

A Academia Pontifícia para a Vida foi instituída por João Paulo II em 11 de Fevereiro de 1994, com o Motu Proprio “Vitae Mysterium”. Tem como objectivo o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas de bioética e de direito, relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na relação directa que estes têm com a moral cristã e com as directivas do magistério da Igreja Católica.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top