Esta peregrinação comemorativa pretende «chamar a atenção para o valor e enorme potencial da Pessoa Idosa e para o reconhecimento e apoio que necessita e merece, da Sociedade e do Estado».
Para comemorar o Dia dos Avós (26 de Julho), a Federação das Instituições de Terceira Idade (FITI) vai promover, dia 25 de Julho, em Fátima, o 1º Grande Encontro Nacional de Avós e Netos
Esta peregrinação comemorativa pretende “chamar a atenção para o valor e enorme potencial da Pessoa Idosa e para o reconhecimento e apoio que necessita e merece, da Sociedade e do Estado”, “relevar o papel e a importância da família alargada como garante de uma vida humana com qualidade” e “promover a sólida solidariedade inter-geracional, na Família e nas Comunidades” – sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A FITI como representante nacional de centenas de Associações e Fundações, disseminadas por todo o país, assume como fim principal a promoção, a protecção e a defesa da dignidade e bem-estar dos cidadãos idosos.
Esta Peregrinação de Idosos e Jovens de todo o país é presidida por D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e tem o Alto Patrocínio de Maria Cavaco Silva, esposa do Presidente da República.
O Dia dos Avós constitui uma homenagem aos avós de todo o mundo e foi escolhido porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
As avós são também chamadas de «segunda mãe» e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Programa em Fátima
9.00h – Acolhimento – Auditório Paulo VI
10.00h – Participação no Rosário Internacional, na Capelinha
12.30h – Eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade, presidida por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social
13.30h – Almoço livre – com Animação
15.00h – Auditório Paulo VI – Espectáculo:
– Animação
– Associação Nacional Famílias Numerosas
– “Alegrai-vos” – Padre Borga
Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, espaço do mítico festival de música, será também palco da celebração do Dia Diocesano dos Avós e do Idoso, na próxima segunda-feira, dia 26, na festividade litúrgica de São Joaquim e de Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus.
Segundo o director do Secretariado Diocesano da Acção Sócio-caritativa, esta festa realiza-se «numa perspectiva de valorização da família», pretendendo-se, deste modo, «relevar o património de valores e de exemplos que na Igreja e na sociedade os avós e os idosos significam».
O evento, que já tem sido realizado noutros arciprestados da diocese de Viana do Castelo – explica o padre Artur Coutinho –, decorre este ano em Vilar de Mouros, no Largo do Casal (o antigo local dos festivais), estando convidadas todas as instituições que desenvolvem acção no campo de atendimento a idosos, podendo também participar todos os que, estando ou não institucionalizados, desejem associar-se à celebração.
A concentração no local está prevista a partir das 10h00, seguindo-se convívio e animação a cargo do Rancho Folclórico de Gondar, da popular fadista Elsa Gomes e intervenções dos participantes.
Por volta das 12h30 será o almoço de piquenique servido pelas instituições que organizam a deslocação dos idosos; e às 15h00 será o encerramento da festa com uma celebração eucarística.
O Secretariado Diocesano de Acção Sócio-caritativa promove esta festa em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.