Desde o início do mês foram detectados, em diversas localidades de Braga, falsos peditórios, feitos em nome de paróquias, instituições religiosas e sociais e até juntas de freguesia.
De acordo com o Correio do Minho, esta situação já foi denunciada, pelo menos, em 3 paróquias: Fraião, Santo Adrião e Lamaçães.
Algumas pessoas foram abordadas por indivíduos que estavam a fazer peditórios para o Seminário do Espírito Santo, na paróquia de Fraião, e para o Centro Cultural e Social da paróquia de Santo Adrião.
Em Lamaçães, várias pessoas contactaram a autarquia local, dando conta de um peditório que a junta de freguesia estaria a realizar, para as festas da localidade.
O P. António Oliveira Gomes, pároco de Lamaçães e Fraião, em declarações ao mesmo jornal, disse que “já avisou, durante a missa, acerca dos falsos peditórios que passaram por estas freguesias”.
Já o padre Domingos Oliveira, da paróquia de Santo Adrião, disse ter contactado o Centro Social, que “garantiu não estar a realizar nenhum peditório”. “Trata-se do tradicional conto do vigário”, acrescentou o sacerdote.
Estes casos têm de ser sempre denunciados às autoridades, uma vez que se configuram como situações de burla.
As pessoas devem estar atentas a estes falsos peditórios de Verão, levados a cabo por indivíduos que não estão devidamente identificados e que só procuram o lucro fácil.