A diocese de Angra quer que as aulas de Desenvolvimento Social e Pessoal, propostas em alternativa à Educação Moral e Religiosa Católica, sejam “leais” e “não criem problemas” à disciplina coordenada pela Igreja.
Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, o director do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar, Pe. José Constância, referiu também que o seu departamento vai passar a avaliar a inserção dos professores nas actividades eclesiais.
O docente “deve ter uma certa integração pastoral na sua paróquia”, explicou o sacerdote, acrescentando que a Igreja não quer “navegadores solitários”, isto é, pessoas que estejam à margem das iniciativas estabelecidas pela diocese.
As decisões foram anunciadas durante o 2.º Encontro para os Docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas Escolas dos Açores, que decorreu a 15 e 16 de Julho na ilha de São Miguel.
A iniciativa, presidida pelo bispo de Angra, D. António Sousa Braga, finalizou uma acção de formação intitulada “EMRC – Novos Manuais, Novas Estratégias”,
O encontro, organizado pela Pastoral Escolar, contou com a presença de 40 pessoas, entre as quais 30 docentes, constituindo uma rara oportunidade para reunir a maioria da meia centena de professores da disciplina existentes nos Açores.
Os participantes reflectiram também sobre a ligação entre a Pastoral Escolar e os sectores das Vocações, Juventude e Família, com os dois últimos a constituírem a prioridade da diocese para os próximos anos.
A assembleia concluiu que “não tem havido muito trabalho de conjunto”, situação que os responsáveis querem alterar a partir de Setembro, mês em que se iniciam as aulas.
O programa incluiu uma intervenção sobre a missão e identidade do docente de Educação Moral e Religiosa Católica, proferida pelo director do Departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho.
Os professores e responsáveis diocesanos presentes no encontro debateram igualmente a coordenação local e central da Pastoral Escolar e escolheram o assunto da próxima acção de formação, que vai ser dedicada ao tema “Avaliar em EMRC”.