Coimbra: Festas da Rainha Santa Isabel

Até ao dia 11 de Julho, Coimbra vai estar em festa, em honra da sua padroeira, a Rainha Santa Isabel.

D. Albino Cleto, Bispo da Diocese, preside às cerimónias religiosas: tríduo, missas e à procissão solene.

A tradicional procissão de penitência com o andor da imagem da Rainha Santa realiza-se a 8 de Julho (Quinta-feira), a partir das 19 horas, com início no adro da Igreja da Rainha Santa até a Igreja da Graça (Rua da Sofia).

É uma procissão penitencial e tem como finalidade proporcionar aos fiéis oportunidade de cumprirem as suas promessas. Tem, por isso, um espírito profundo de oração e penitência. “Guarda silêncio, medita e reza”, refere o Professor Aníbal Pinto Castro, presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel.

Como é hábito, no Largo da Portagem haverá uma Saudação à Rainha Santa Isabel feita pelo pároco de S. Bartolomeu, Padre Doutor António Jesus Ramos. No fim da saudação, a imagem da Rainha Santa é “brindada” com um fogo-de-artifício, de onde segue para a Igreja da Graça.

No dia 11 de Julho (Domingo) terá lugar a procissão de solene de louvor (de regresso à Igreja da Rainha Santa) e nela podem tomar parte todas as associações da Igreja, em manifestação da sua vitalidade cristã. Tem início a partir da Igreja da Graça, na rua da Sofia, pelas 17,30 horas. Saída do Pálio pelas 18 horas.

Na Igreja da Rainha Santa irá decorrer no dia 30 de Junho, pelas 21 horas, um concerto pelo grupo “Ançable” com o tema “A Rainha Santa e os Santos de Coimbra na Polifonia Portuguesa”.

Nos dias 1, 2 e 3 de Julho realiza-se na Igreja da Rainha Santa, um tríduo preparatório com a Santa Missa ou Vésperas e pregação pelo Senhor D. Albino Mamede Cleto, Bispo de Coimbra, às 21h30.

No dia 4 de Julho, Dia da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á na Igreja da Rainha Santa a partir das 8 horas as laudes e missa. Às 11 horas, a missa solene será presidida pelo Bispo de Coimbra com a participação dos irmãos da Rainha Santa e das entidades civis e militares da cidade.

Nos dias 9, 10 e 11 de Julho, na Igreja da Graça, celebrar-se-ão missas com pregação às 9, 11 e 18 horas. Só no dia 11 de Julho a missa da tarde será antecipada para as 16 horas por causa da procissão solene.

Estão previstos dois espectáculos de fogo-de-artifício. O primeiro, a 8, para saudar a chegada da imagem da Rainha Santa à Baixa. O segundo às 24h00 do dia 11.

Miguel Cotrim

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top