Os bispos participantes na cimeira regional sobre imigração das Conferências Episcopais da América, realizada em Washington (EUA), emitiram um comunicado conjunto no qual lançam um apelo à protecção, hospitalidade, serviço e justiça no que se refere aos imigrantes.
O documento, divulgado pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América, adianta que os participantes no encontro abordaram uma série de questões relacionadas com o tema, como o apoio ao desenvolvimento sustentável, a violência, o tráfico de drogas e de seres humanos ou a protecção aos imigrantes e refugiados.
Os prelados fizeram ainda um apelo ao Congresso dos EUA e à administração Obama para que façam valer a tradição do país de ser uma nação de imigrantes, e que “reformem as leis de imigração dos EUA de forma a permitir que os imigrantes, que trabalham tão arduamente na economia norte-americana, desfrutem de protecção legal”.
O evento reuniu bispos dos EUA, México, Canadá, Guatemala, Honduras, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Cuba, República Dominicana e Haiti.
Contou ainda com a participação de D. Antonio María Veglió, presidente do Conselho Pontifício para os Imigrantes e Itinerantes, bem como de representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e do secretariado Latino-Americano e Caribenho da Rede Cáritas (SELACC).
Redacção/Zenit