Papa fala em visita «histórica» ao Chipre

Bento XVI faz balanço da sua 16ª viagem apostólica perante peregrinos reunidos na Praça de São Pedro

Bento XVI classificou hoje como um “acontecimento histórico” a viagem que realizou ao Chipre, de 4 a 6 de Junho, tornando-se o primeiro Papa a visitar aquele território.

“A viagem apostólica que acabo d efectuar ao Chipre é um acontecimento histórico, porque, pela primeira vez, o Bispo de Roma se deslocou a essa terra abençoada pelo trabalho apostólico dos santos Paulo e Barnabé”, disse.

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência pública desta semana, Bento XVI lembrou os “católicos do Médio Oriente”, encorajando-os a desenvolver esforços “pela unidade das Igrejas”.

Em português, o Papa disse que na Ilha do Mediterrâneo oriental pôde ver “a obra apostólica das diversas tradições e ritos da única Igreja de Cristo, quase sentindo pulsar os seus corações em uníssono”.

Apontando ao Sínodo para o Médio Oriente, que terá lugar no próximo mês de Outubro, no Vaticano. Bento XVI recordou a entrega do Instrumentum laboris, “de certo modo a «ordem de trabalhos» da referida assembleia sinodal, que verá reunida a Comunidade Católica procurando aperfeiçoar a comunhão tanto no seu interior como nas suas relações com os ortodoxos e demais expressões cristãs e fortalecer o seu testemunho do Evangelho no meio do mundo”.

Com os peregrinos da Polónia, o Papa lembrou, como fizer no Domingo, a beatificação do padre Jerzy Popiełuszko, indicando que o sacerdote assassinado pelo regime comunista “ensinava o amor e a solidariedade com os que têm necessidade de um apoio espiritual ou material”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top