O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) lamentou a “morte violenta” de D. Luigi Padovese, presidente da assembleia dos bispos católicos da Turquia, e expressou a sua solidariedade com a Igreja daquele país.
“Em nome da presidência da CCEE e de todos os bispos da Europa, queremos manifestar a nossa comunhão na oração e expressar a nossa proximidade com os bispos, padres, pessoas consagradas e cristãos na Turquia. O seu sofrimento é o nosso sofrimento”, refere a mensagem assinada pelo presidente daquele organismo, cardeal Péter Erdö.
Depois de lembrar que a morte do prelado ocorre no dia da solenidade do Corpo de Deus, unindo “de maneira especial” D. Luigi Padovese a Jesus, o comunicado sublinha a proximidade da CCEE a Bento XVI e à Congregação dos Franciscanos Capuchinhos, a que pertencia o bispo assassinado.
“Também rezamos por aqueles que cometeram tal crime, pois só o Senhor é capaz de ler e mudar os corações dos homens”, salienta ainda o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
D. Luigi Padovese morreu esta Quinta-feira, na sequência do esfaqueamento alegadamente cometido pelo seu motorista.