Fátima e a I República

Agência ECCLESIA publica nº 4 da Edição Digital sobre o Centenário da I República

A relação de Fátima com o regime instaurado pela República de 1910 é o tema central da edição digital que agora a Agência ECCLESIA publica.

Num projecto editorial que assinala o centenário da I República, ao longo deste ano 2010, o nº 4 que agora se distribui explica como “Fátima serve de palco e de detonador do despertar da consciência católica”. A investigação de António Teixeira Fernandes emerge na entrevista sobre o tema “Fátima e a I República”, onde se apresenta o relevo que o acontecido na Cova da Iria mereceu por parte do regime. “Para um poder político que se sentia fragilizado, qualquer movimentação popular, qualquer perturbação desta natureza – não podemos esquecer que se deslocavam a Fátima milhares e milhares de pessoas – seria grandemente perturbadora”, refere o sociólogo do Porto.

Para além da entrevista, esta edição informa sobre recentes publicações editadas no âmbito das temáticas e das celebrações do Centenário da I República. Os debates, os seminários e as conferências agendadas para as próximas semanas são apresentadas também nesta edição digital.

Ao longo do 2010, a Agência ECCLESIA prosseguirá este projecto editorial, que prevê a publicação de 10 números, contando cada um com uma grande entrevista a um investigador das temáticas relacionadas com a I República, nomeadamente as relacionadas com a presença e a acção da Igreja Católica em Portugal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top