Minutos depois o Merlim da Força Aérea aterra em Gaia
O Merlin que transporta Bento XVI vai sobrevoar a Avenida dos Aliados antes de aterrar no heliporto do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Gaia.
Bento XVI terá a oportunidade de olhar a assembleia que preenche toda a esplanada dos Aliados, desde a Praça Almeida Garrett, onde está o altar para a celebração da missa, a Avenida dos Aliados e, ao fundo, a Praça da Liberdade.
No trajecto entre Fátima e Gaia o helicóptero vai sobrevoar também as vinhas do Alto-Douro, Património Mundial da UNESCO.
A chegada a Gaia está prevista para as 09h30. Ao descer do helicóptero o Papa é acolhido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, pela Governadora Civil do Porto, Isabel Santos, pelo chefe do Estado Maior do Exército, general José Pinto Ramalho, e pelo Comandante do Regimento, coronel Pedro Calado.
Ainda no Regimento da Serra do Pilar, Bento XVI recebe uma prenda da Câmara de Gaia, entregue por Luís Filipe Menezes: um “vintage” de 1926 da Casa Ferreirinha.
Depois da saudação, Bento XVI segue em Papamóvel para a Avenida dos Aliados, Porto, onde vai presidir à missa.
Quando atravessar a Ponte do Infante, Bento XVI vai saudar as centenas de embarcações engalanadas atracadas no rio Douro e que vão também saudar o Papa, fazendo soar as suas sirenes.
Ao chegar à Avenida, o Papamóvel dá uma volta completa à zona, antes de se dirigir para o edifício da Câmara Municipal do Porto, onde é recebido pelo presidente da Câmara, Rui Rio.
O autarca portuense vai entregar ao Papa as chaves da cidade, uma peça de porcelana com as armas da cidade e uma obra literária constituída por uma antologia de verso e prosa sobre o Porto, intitulada “Daqui houve nome Portugal”, coordenada por Eugénio de Andrade.
Depois de se paramentar numa sala da Câmara Municipal, dirige-se para o altar, para dar início à celebração, prevista para as 10h15.