Centenas de jovens pernoitam na Avenida dos Aliados
Centenas de jovens estão esta noite na Avenida dos Aliados, acompanhados por orações, músicas, espectáculos e apresentações multimédia, numa vigília que prepara a visita de Bento XVI ao Porto, no último dia da sua permanência em Portugal.
Pelas três horas da manhã continuavam a chegar grupos àquela zona nobre da Baixa, juntando-se às centenas de adolescentes, jovens e alguns adultos deitados em saco-cama ou enroscados em cobertores.
A equipa de acolhimento – “Papa Team” – é composta por cerca de 100 jovens congregados pelo Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), orientado pelos padres jesuítas.
O programa, que começou às 0h00 e termina às 7h30, inclui três ‘blocos espirituais’ com 45 minutos de duração e oito “spots papais”, durante os quais se reza pelo Papa e é apresentada a sua biografia.
Os ‘blocos espirituais’, que podem definir-se como “oração entendida no sentido lato”, incluem música, espectáculo, desenho e ainda a explicação de como o tai-chi pode ajudar a rezar, explicou à Agência ECCLESIA o Pe. Nuno Tovar de Lemos, responsável pelo CREU.
Enquanto decorrem estas actividades, há grupos de jovens espalhados pela Avenida dos Aliados que recebem as pessoas que chegam, dando-lhes bandeiras, guiões da missa e velas.
Aos participantes é ainda feito um convite à oração através de uma prece pelo Papa e de frases do Evangelho escolhidas ao acaso.
Os cânticos, vídeos e textos são transmitidos para a Avenida dos Aliados através de um potente sistema de som e ecrãs gigantes.
Bento XVI chega às 9h30 desta Sexta-feira ao quartel da Serra do Pilar, em Gaia, num voo de helicóptero proveniente de Fátima, e percorre em “papamóvel” o trajecto até ao local da missa, que começa às 10h00.