Porto recebe o Papa com «calor especial»

Quando faltam cerca de 12 horas para o Porto receber Bento XVI, D. Manuel Clemente, bispo do Porto, espera um banho de multidão naquela cidade. “As pessoas estão com muita vontade que o Papa chegue” – disse. As expectativas são as maiores porque no Porto “passa-se tudo com um calor muito especial”.

Ao fazer referência às palavras de Bento XVI em território português, o bispo do Porto destaca a “mensagem muito homogénea, naquela linha de acentuar muito a necessidade de Deus e voltados para Deus”.

Em relação à possibilidade dos portugueses mudarem, após a visita, a imagem que tinham de Bento XVI, o bispo do Porto realça que a presença do Papa “é muito cultural”. “A eucaristia, a Mãe de Jesus e o Papa são valores muito assumidos na cultura portuguesa e, facilmente, vêm ao de cima”.

Para o bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador, a visita de Bento XVI a Portugal tem sido “extraordinariamente rica”. Com palavras “simples” e “profundas”, o Papa deixa aos portugueses «alimento» para ser “digerido ao longo dos tempos”. E acrescenta: “o catolicismo português sairá rejuvenescido após a visita de Bento XVI”.

No Santuário de Fátima, o Papa trouxe para a realidade portuguesa e para o mundo, “não apenas a Mensagem de Fátima, mas a mística que Fátima é para a Igreja e para o mundo”

Depois de Lisboa e Fátima, Bento XVI desloca-se amanhã (dia 14 de Maio) para o Porto.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR