Esta tarde a alegria reinou no Santuário de Fátima

Os peregrinos receberam de braços abertos e com muitas palmas Bento XVI na primeira tarde que Bento XVI passou no Santuário de Fátima. Depois da oração na capelinha das aparições e das vésperas, a agência ECCLESIA falou com diversas pessoas – portugueses e estrangeiros – que quiseram ver de perto o Papa.

O Pe. José Queiroz, missionário Passionista, realça que Bento XVI pede “fidelidade ao compromisso” que os consagrados assumiram. “Só assim somos testemunhas de Cristo no tempo de hoje” – disse. O seminarista João Marques aponta as “palavras de ânimo” que Bento XVI transmitiu aos padres, consagrados e seminaristas. E avança: “a nossa formação é que nos construirá para o futuro”.

Quando Bento XVI entrou no recinto, os peregrinos gritaram «Viva o Papa» e levantaram as bandeiras dos seus países. “Isto é a festa da fé” – sublinhou José Pinheiro, da diocese de Braga. A alegria reinava e, em muitos casos, era animada por jovens espanhóis. De Valência (Espanha) veio um grupo de neocatecumenais. “Nossa Senhora de Fátima é a protectora da Família e quisemos estar também com o sucessor de Pedro” – disse o jovem Juan Garcia.

O bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, irradiava alegria depois da oração das vésperas presididas por Bento XVI. “Ele pediu-nos fidelidade que significa uma aproximação constante a Cristo”.

As Discípulas do Divino Mestre (Família Paulista) também estavam representadas na visita de Bento XVI ao Santuário de Fátima. A irmã Natália sublinha que o Papa pediu “coragem aos consagrados”. Mesmo neste “momento de crise”, o Papa “deu-nos um grande incentivo”.

Num encontro com membros do clero e institutos de vida consagrada, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, o Papa quis “abrir o coração” e pedir “um amor coerente, verdadeiro e profundo” por Jesus Cristo.

Depois de Lisboa, Bento XVI chegou está em Fátima até 14 de Maio. Celebra no Porto nesse dia antes de voltar a Roma. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top