Bento XVI chega hoje a Portugal

Quinta viagem apostólica de um Papa ao nosso país decorre de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto

Bento XVI chega hoje a Portugal para uma das viagens mais esperadas do seu pontificado, tornando-se no terceiro Papa a visitar o país, com destaque para o Santuário de Fátima.

O Papa estará em território nacional até 14 de Maio, passando por Lisboa, Fátima e Porto, a convite da presidência da República e da Conferência Episcopal.

A quinta viagem apostólica de um Papa ao nosso país é a primeira de Bento XVI, que se referiu a esse facto por duas vezes, na última semana, falando na alegria de poder visitar Portugal.

Com o país debaixo da opinião pública mundial por causa da crise financeira, a vinda do Papa assume um relevo particular, tendo como lema a palavra “esperança”.

A própria Igreja enfrenta dificuldades próprias, como a quebra no número de sacerdotes e de fiéis, para lá da progressiva secularização da sociedade, com medidas que contrariam a posição da hierarquia católica em matérias como o aborto ou o matrimónio.

Hoje, no primeiro dia, em Lisboa, Bento XVI irá encontrar-se com o presidente da República, Cavaco Silva, e à tarde preside a uma missa no Terreiro do Paço, onde será ainda deixada uma mensagem para o cinquentenário do Santuário de Cristo Rei, em Almada.

Na manhã de dia 12, o Papa tem o primeiro dos seus encontros temáticos, dedicado ao mundo da cultura, no qual irá ouvir o cineasta Manoel de Oliveira.

Ainda em Lisboa, Bento XVI receberá na Nunciatura Apostólica o primeiro-ministro, José Sócrates, antes de partir para Fátima.

A passagem pela Cova da Iria é assumidamente o coração da viagem papal e começará com uma evocação de João Paulo II, que entre nós ficou conhecido como o “peregrino de Fátima”.

Também no dia 12, o Papa tem um encontro de oração com sacerdotes e consagrados que se reveste de particular importância num momento em que a Igreja é abalada por sucessivos casos de abusos sexuais de menores envolvendo membros do clero.

As datas escolhidas por Bento XVI comprovam a centralidade do 13 de Maio, dia em que se celebra em Fátima a primeira aparição da Virgem Maria aos três Pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, datada de 1917.

Todas as outras viagens apostólicas ao nosso país incluíram uma celebração na Cova da Iria, a 13 de Maio: Paulo VI em 1967 e João Paulo II em 1982, 1991 e 2000.

Depois de presidir à Missa e visitar o túmulo dos pastorinhos, Bento XVI reúne-se à tarde com responsáveis de organizações de acção social e com os Bispos católicos de Portugal.

O último dia da visita, a 14 de Maio, é dedicado à celebração da Missa na Avenida dos Aliados, no Porto, um dos momentos altos da “Missão 2010” que a Diocese local se encontra a dinamizar.

Bento XVI tem viajado maioritariamente na Europa: Alemanha (2005 e 2006), Polónia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009), Espanha (2006), Turquia (2006), Malta (2010) e agora Portugal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top