Visita ao nosso país deve estar presente nas palavras do Papa, este Domingo
Bento XVI tem este Domingo o último encontro com peregrinos no Vaticano antes da visita a Portugal, devendo abordar a viagem ao nosso país e pedir a oração dos católicos pelo seu sucesso.
Perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa vai presidir à recitação do «Regina Caeli» – oração dedicada à Virgem Maria durante os 50 dias do tempo pascal no calendário litúrgico católico.
Já na última audiência pública que decorreu no Vaticano Bento XVI enviou uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se “muito feliz” por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.
“A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português.
Em Novembro de 2009, Bento XVI introduziu uma novidade na sua audiência pública das Quartas-feiras, passando a apresentar uma síntese em português da sua intervenção central, em italiano, à imagem do que já fazia em francês, inglês, alemão e espanhol.
Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000 – além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.
Na Quarta-feira, ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, o Papa mostrou-se “muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”.
Segundo Bento XVI, Portugal é um “país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma”.
“Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa”, anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.