Terreiro do Paço à espera de Bento XVI

Núncio Apostólico visitou espaço que acolhe o Papa

Foi numa visita guiada desde o arco da Rua Augusta, atravessando o Terreiro do Paço até à zona do altar que todos responsáveis da visita de Bento XVI puderam apreciar os pormenores e dar a conhecer à comunicação social. D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, afirmou que “a vinda de todos os crentes a esta praça, mesmo com circunstâncias adversas como o tempo, será uma verdadeira prova de fé.”

Já em cima da estrutura do altar houve a oportunidade de apreciar o mobiliário já colocado desde a mesa do altar, o genuflexório, o ambão e a cátedra. “Gosto da cátedra de onde o Papa se vai dirigir a todos os que estão na praça. A vista daqui é simplesmente maravilhosa, ” dizia o Núncio.

Toda a estrutura do altar foi pensada de forma a que estivesse directamente relacionada com o Tejo, situada no cais das colunas, de onde um dia muitos também partiram para anunciar o Evangelho. A forma do altar contrasta com a mesa que servirá Bento XVI, que tem a forma contrária, de um seixo cortado. O altar faz lembrar um barco e D. Rino realçou que “o Papa é o sucessor de Pedro, que foi pescador, por isso quis ver também na forma deste altar um barco, o barco da Igreja que fez uma pesca milagrosa.”

“O altar e toda a estrutura tem umas bonitas e elegantes formas, aqui se pode ver concentrada a expressão plástica dos artistas portugueses e bem representada. Olhar para a praça cheia e depois olhar para o altar onde estará Bento XVI será uma experiência recíproca, belíssima, onde através do contacto visual haverá uma comunicação e uma comunhão extraordinárias”, acrescentou Núncio que também gosta de arte, nomeadamente da pintura.

 

A organização do Terreiro do Paço

Uma sala do Ministério das Finanças será transformada no local onde Bento XVI se irá paramentar antes da eucaristia. Será junto a este local que o Papa receberá das mãos do Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, as chaves da cidade de Lisboa, um momento que D. Rino considera como de elevada importância para a cidade.

Do lado esquerdo do altar estão já montadas as “pools”, locais para a comunicação social que transmite a eucaristia do Terreiro do Paço. D. Rino Passigato apreciou ainda a grande cobertura que será feita pela comunicação social.

Na praça são esperadas cerca de 80 mil pessoas. Depois poderão alargar-se pela Rua Infante D. Henrique, Rua Augusta e Ruas da Prata e do Ouro. Estarão montados 6 ecrãs e várias ruas com ligação de som. Espera-se um total de 170 mil pessoas que acorram a estes locais pela hora da missa.

Toda a estrutura do altar estará enquadrada por várias embarcações que estarão ao largo do Tejo, como o Creoula, embarcação histórica portuguesa, uma caravela, dois barcos antigos e ainda um conjunto de 70 barcos da Associação Náutica de Lisboa. No início e no fim da celebração as embarcações farão uma saudação festiva a Bento XVI.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top