Novos projectos reforçam presença da Igreja nos media

Director do Secretariado das Comunicações Sociais avalia esforço desenvolvido nos últimos meses

A estreia de um programa de rádio na Antena 1 é um dos aspectos mais significativos da actividade realizada nos últimos doze meses pelo Secretariado Nacional das Comunicações da Igreja.

“Temos uma equipa nova que produz esses programas, cujo modelo se irá trabalhando ao longo do tempo”, afirmou o director daquele organismo, Cón. António Rego, à Agência ECCESIA.

“Foi uma luta que durante vários anos as confissões religiosas tiveram, um pouco lideradas pela Igreja Católica, para a nossa presença legal na rádio, como serviço público”, cumprindo o que está determinado por lei, explicou.

No 44.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala hoje, o responsável passa em revista a actividade do departamento que dirige e revelou os projectos para os próximos meses.

“Gostaria que a Agência Ecclesia tivesse muito mais jornalistas a fazer reportagens intensas, mas isso supõe capacidade financeira”, reconhece o Cón. António Rego.

Os recursos do Secretariado provêm da “esmola dos cristãos” resultante do ofertório das missas do Dia Mundial das Comunicações Sociais, e de “alguns apoios que os nossos amigos nos vão dando para projectos concretos”, além da ajuda de custos à produção por parte da RTP para os programas de rádio e televisão, que o sacerdote diz não ser suficiente.

“Penso que o trabalho da Agência Ecclesia tem manifestado a sua função essencialíssima na Igreja em Portugal. Isso para nós não é motivo para estarmos quietos porque queremos fazer melhor”, frisou o sacerdote, que realçou o “apoio total” que aquele organismo tem dado ao site oficial da visita de Bento XVI a Portugal.

No entender do Cón. António Rego, “todos os profissionais do Secretariado e os jornalistas da Logomédia [cooperativa que produz os programas na televisão] merecem no Dia Mundial das Comunicações Sociais um abraço e um apreço muito especial pela qualidade profissional e cristã”.

“Deve ser a única área no nosso país onde se aliam muito bem estes dois elementos: ser um profissional de comunicação e ter uma qualificação na matéria que se está a tratar. A equipa Ecclesia – Agência e Televisão – sabe o que diz, o que filma e o que escreve. Acho que isso deve ser reconhecido pela Igreja em Portugal”, salienta o sacerdote.

Depois de admitir a existência de falhas, o director do Secretariado fez um balanço positivo da sua actividade: No conjunto, temo-nos dado muito bem com a Igreja, com o mundo cristão e até com o mundo não cristão que nos frequenta e visita”, afirmou.

Após a visita do Papa a Portugal, marcada para 11 a 14 de Maio, uma das prioridades do Secretariado é a preparação das próximas Jornadas da Comunicação Social, agendadas para Setembro.

Brevemente será lançada uma revista sobre o centenário da República, em parceria com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica.

A edição, que o Cón. António Rego considera ter uma “qualidade científica e jornalística indiscutíveis”, vai ser “o único instrumento neste país com essas duas vertentes”.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja é responsável pelo portal de informação na Internet, semanário impresso e programa de rádio, sendo também uma das entidades presentes na Logomédia, cooperativa formada por instituições da Igreja Católica em Portugal, a maioria congregações religiosas, que produz os programas “Ecclesia” e “70 X 7”, ambos transmitidos na RTP 2.

A presença da Igreja nestes media conta com o apoio de 22 profissionais.

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