Vaticano aceita pedido de resignação do Bispo de Bragança-Miranda

D. António Montes continuará a administrar Diocese até à nomeação de sucessor

D. António Montes Moreira apresentou o pedido de resignação à Santa Sé por completar hoje, 30 de Abril, 75 anos de idade, limite estabelecido pelo direito canónico para o desempenho das suas funções.

Contactado pela Agência ECCLESIA, o Bispo de Bragança-Miranda confirmou o pedido apresentado ao Vaticano e o facto do mesmo ter sido aceite.

D. António Montes Moreira continuará em funções até à nomeação do seu sucessor, o que “acontecerá dentro de um ano”, informou o Bispo de Bragança-Miranda à Agência ECCLESIA.

O Bispo de Bragança-Miranda nasceu a 30 de Abril de 1935 em Fortunho, S. Tomé do Castelo, Vila Real. Após ter entrado na Ordem Franciscana, é ordenado padre em 1958.

É Bispo desde 14 de Outubro de 2001, quando foi ordenado na nova Catedral de Bragança.

Entre outros, ocupou o cargo de vice-presidente da Conferêcia Episcopal Portuguesa. Actualmente é o delegado da CEP para as relações Bispos/Vida Consagrada.

Foi entrevistado pela Agência ECCLESIA quando completou 50 anos de padre, passando em revista o percurso inicial nos Franciscanos, que passou por Montariol (Braga), Varatojo (Torres Vedras), o Convento dos Franciscanos em Leiria e o Seminário da Luz, em Lisboa. Após a ordenação continuou os estudos teológicos na Universidade de Louvaina (Bélgica) de 1958 a 1964.

No Seminário da Luz (Lisboa) leccionou Sagrada Escritura e desempenhou também funções docentes no Instituto de Cultura Superior Católica (era director o Pe. António Ribeiro, futuro Cardeal-Patriarca de Lisboa).

Com o nascimento da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, D. António Montes desempenhou as funções de secretário da Faculdade de Teologia durante 13 anos.

Com uma tese de doutoramento sobre o primeiro bispo conhecido da diocese de Lisboa, D. António Montes leccionou, sobretudo, História da Igreja Antiga, Medieval e Moderna.

Foi provincial dos Franciscanos, durante sete anos, após a eleição que aconteceu em 1984.

No curriculum de D. António Montes Moreira contam-se também dois anos em que esteve como director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top