O advogado que defende a Santa Sé nos Estados Unidos, Jeffrey Lena, considerou como “sem nenhum fundamento” as acusações feitas contra o Papa e dois Cardeais, por uma vítima de um padre pedófilo de Wisconsin, segundo comunicado transmitido nesta Sexta-feira.
As acusações “contra a Santa Sé e seus representantes não têm bases sólidas”, declarou o advogado no texto que foi divulgado pelo serviço de informação do Vaticano.
Uma alegada vítima do padre americano Lawrence Murphy, acusado de pedofilia, entrou com uma queixa judicial na Quinta-feira contra o Vaticano e o Papa, com o objectivo de tornar públicas as investigações internas da Igreja Católica sobre casos de abuso.
A petição visa também dois Cardeais, o actual secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, e o seu predecessor, D. Angelo Sodano.
“Ainda que as vítimas de abusos tenham apresentado denúncias legítimas, neste caso não se trata de uma dessas” denúncias, considera Jeffrey Lena.
O advogado da Santa Sé considera que o caso, que está agora a ser apreciado pelo Supremo Tribunal, não tem qualquer base.