FEC promoveu «Objectivos para o Mundo»

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) participou na edição 2010 do evento “Os Dias do desenvolvimento” (ODD) com o stand “Objectivos para o Mundo”, reflectindo sobre os principais desafios que se colocam ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a cinco anos do fim da meta.

“Cidadania e Desenvolvimento” foi a temática dos ODD 2010, apelando à proximidade entre o sector da Cooperação e a sociedade civil, através da construção de redes de colaboração.

A iniciativa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) realizou-se nos dias 21 e 22 de Abril, no Centro de Congressos de Lisboa.

O evento, que visou “sensibilizar e mobilizar a sociedade para uma cidadania global, responsável, informada, consciente e actuante”, nas palavras do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, teve este ano como tema de fundo a problemática “Cidadania e Desenvolvimento”.

O stand “Objectivos para o Mundo” quis reflectir sobre o compromisso assinado no ano 2000 por 189 chefes de Estado e de Governo, do qual resultaram os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Como se sabe, estes propõem, até 2015, reduzir para metade a pobreza extrema no mundo, mas faltam apenas cinco anos para atingir essa meta, o que levou a FEC a questionar, no seu stand, o que já foi feito e o que ainda está por fazer; qual tem sido o papel de Portugal neste compromisso; o que diz o último Relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas ou o que pode fazer cada um de nós fazer, individualmente e em grupo.

O evento, que tem vindo a dar relevo aos Países de Língua Oficial Portuguesa, dinamizou este ano exposições, conferências e seminários, eventos paralelos e culturais (dirigidos ao grande público, público especializado e alunos do ensino secundário e universitário), divulgando actividades da cooperação com os Países em Desenvolvimento.

Presentes estiveram diversas personalidades nacionais e internacionais, que se reuniram, à semelhança das edições anteriores, aos participantes oriundos de entidades públicas e de organizações da sociedade civil, como ONGD, associações empresariais, universidades, Fundações e câmaras municipais.

No âmbito da temática “Cidadania e Desenvolvimento”, estiveram em análise nos ODD 2010 as áreas: Comunicação e Desenvolvimento; Conhecimento, Capacitação, Transferência de Tecnologia e Desenvolvimento; Democracia, Estado de Direito, Segurança e Desenvolvimento.

Para João Gomes Cravinho, esta iniciativa permite “contribuir para a consolidação de valores e atitudes de diálogo e de proximidade entre todos aqueles que trabalham na cooperação, e a sociedade mais alargada: estimular redes de colaboração é a via imprescindível para encontrarmos respostas globais para problemas globais. É preciso saber criar parcerias, potenciar mais-valias e estabelecer mecanismos regulares de troca de informação”, defende.

O Secretário de Estado da Cooperação acredita ainda que é necessário “estarmos atentos àquilo que são as principais problemáticas contemporâneas”, caso da questão das alterações climáticas e da questão da consolidação dos Estados.

O contributo que Portugal pode dar em termos de energias renováveis e, por outro lado, a ajuda à consolidação dos Estados em países fragilizados como a Guiné-Bissau “são os dois desafios da actualidade da cooperação portuguesa”, conclui.

Fundação Evangelização e Culturas

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR