Bispo islandês preocupado com efeitos do vulcão

O bispo de Reykjavik, capital da Islândia, está convencido que se a erupção vulcânica continuar, os efeitos sobre a nível económico e ambiental “serão desastrosos”.

“As importações estão bloqueadas, o que cria dificuldades a sectores vitais como os hospitais”, afirma D. Pierre Bürcher, que também se interroga: “O que acontecerá com a flora e a fauna que serão atingidas pelas partículas tóxicas lançadas pelas nuvens de cinzas?”

De acordo com o prelado, a situação na capital “ainda é suportável” mas os islandeses estão preocupados com o futuro: “Outro vulcão, o Katla, (…) maior e a mais perigoso, acordou no passado de modo improviso. O que poderá ocorrer se isso acontecer?”.

As consequências da actividade vulcânica no turismo, “um dos recursos vitais da Islândia”, constituem também motivo de inquietação: “Os turistas virão à ilha este Verão?”, questiona D. Pierre Bürcher.

O vulcão Eyjafjallajökull, situado no sul do país, reentrou em actividade na semana passada, lançando uma nuvem de cinzas que tem impedido o tráfego aéreo e provocado o encerramento dos aeroportos em muitos países da Europa.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR