Braga: Mil jovens no Dia Diocesano da Juventude

Um milhar de rapazes e raparigas, mais duzentos do que o esperado, estiveram este Sábado no Dia da Juventude da Arquidiocese de Braga, que decorreu em Barcelos.

Entre as presenças destacaram-se duas centenas de jovens que estão a frequentar o décimo ano de catequese, que para os organizadores são os futuros membros dos grupos juvenis.

Vindos de toda a arquidiocese, chegando a maior parte em autocarros, os participantes foram acolhidos ao início da tarde no Templo do Senhor da Cruz, onde cada coordenador de grupo deixou uma mensagem num galo, símbolo de Barcelos, que ficou a ser a lembrança deste encontro.

Os textos foram trocados na lotada igreja da Misericórdia de Barcelos, durante a celebração da Palavra de Deus presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. António Couto.

No balanço da jornada, o assistente eclesiástico do Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens, Pe. José Carlos Vilas Boas, atribuiu parte do sucesso do encontro à “disponibilidade e grande colaboração” da autarquia de Barcelos.

Por seu lado, o coordenador da Pastoral de Jovens, Alberto Gonçalves, realçou a forma como decorreram os ateliês.

Na celebração da Palavra de Deus, D. António Couto estimulou os jovens a tomar parte activa na Igreja, trabalhando “em rede”, e a contar sempre com a presença de Cristo na sua vida.

O programa do sarau, realizado à noite, incluiu o desfile de 30 figuras bíblicas preparadas durante a tarde, a actuação da banda Terceira Margem, da diocese de Setúbal, e a escuta da música vencedora do festival arciprestal da canção de Barcelos. 

Durante o encontro foram lançados apelos à participação no Fátima Jovem (1-2 de Maio), no acolhimento a Bento XVI no Porto (14 de Maio) e na peregrinação a Taizé, entre 6 a 16 de Agosto.

Com Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top