Barcelos: Albergue para peregrinos de Santiago inaugurado em Tamel São Pedro Fins

O Município de Barcelos inaugurou este Domingo o novo Albergue de Peregrinos em Tamel São Pedro Fins, considerado pelo presidente da Junta como uma obra estruturante para os Caminhos de Santiago e para a freguesia.

O quinto albergue no Norte de Portugal, aberto no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pode trazer vantagens económicas para o concelho, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

“Foi completada uma etapa importante nos Caminhos de Santiago, uma etapa difícil que trouxe um custo elevado, mas compensador, não só para os peregrinos, mas para o turismo cultural”, assinalou Miguel Costa Gomes na sessão que antecedeu a bênção e o acto inaugural.

O edifício, que está ao lado da Capela da Nossa Senhora da Portela e das instalações da Junta de Freguesia, resulta da recuperação da Casa da Recolecta, que no século XVII acolheu padres franciscanos e funcionou como escola de Latim.

A casa foi adquirida em 2007 pelo Autarquia e um ano depois iniciaram-se as obras de reconversão, num investimento de 300 mil euros.

O presidente da Junta de Freguesia, Luís Filipe Silva, agradeceu ao edil de Barcelos a forma como “acarinhou” o projecto bem como às pessoas que ajudaram à obra – os arranjos exteriores não estavam incluídos na empreitada tendo sido realizados por voluntários da freguesia.

O pároco local não tem dúvidas de que o albergue vai ser muito procurado, no seguimento da procura de alojamento nos últimos anos.

Até agora os peregrinos que pediam dormida pernoitavam nas instalações da Junta de Freguesia e no salão paroquial da Senhora da Portela, adiantou o Pe. Avelino Castro.

Os dois andares, que têm capacidade para acolher 35 peregrinos distribuídos por quatro quartos, incluem uma zona de recepção, sala de convívio e de jantar, cozinha e instalações sanitárias com duches individuais e adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada.

Como este é Ano Jubilar Compostelano, a casa deverá ter uma procura acrescida de peregrinos na sua caminhada até Santiago.

O edifício reforça o apoio a peregrinos no Caminho Português, juntando-se aos albergues de São Pedro de Rates (Póvoa de Varzim), Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença, todos à mesma distância entre si.

O presidente da Câmara vincou que o equipamento, iniciado pelo anterior Executivo, não é exclusivamente de Tamel São Pedro Fins, sendo comum a todas as freguesias de Barcelos.

Na perspectiva de promover e divulgar o concelho, a Junta de Freguesia pretende colocar no albergue diversas peças de artesanato típicas de Barcelos para que possam ser apreciadas por quem o procura.

Com Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top